terça-feira, maio 04, 2010

Notícias quentes de terras nem tanto (23/04/2010)

Desculpem a demora em escrever. Não tenho tido realmente tempo pra isso. Mas, vamos aos acontecimentos:

Pra começar, muito legal mesmo o aeroporto de Toronto. Aliás, já senti que o canadense era boa gente lá. Fizemos amizade com um casal de Alberta que tinha 4 crianças, acho que só haviam as nossas crianças na manhã do dia 05/04, apesar de estar bem movimentado. O inglês desenrolou bem melhor do que eu esperava. A imigração foi tranqüila mesmo com uns remédios que Maria trouxe (tinha um que continha todas as ervas amazônicas no mesmo frasco, fiquei com medo de confundirem com o chá do santo daime).

Chegamos em Québec com metade das malas sem rodinhas. Ok, faz parte do jogo. Já havia alugado uma Dodge Grand Caravan pros 2 primeiros dias, já que tentaria equipar a casa já alugada do Brasil. O francês estava sendo gasto sem muita parcimônia e tudo funcionava direitinho. Um casal amigo nosso nos guiou até nossa casa onde deixamos sete das oito malas que despachamos, tbm nos emprestaram o GPS pra esses primeiros dias. A casa é excelente, mesmo pagando acima do planejado, já compensaria os prováveis 2 meses de hotel que precisaria ser pago enqto não se aluga um bom apê.

Alugamos uma raridade aqui: toda casa no Québec possui um banheiro só. Vi uma casa de 8 cômodos com apenas um banheiro. Não vou discutir cultura, mas posso me vangloriar da minha ter 2 banheiros. Outra coisa legal é o janelão pra varanda, a gente recebe as visitas por lá mesmo... :-)

A casa possui 3 quartos, uma boa sala e aquecimento elétrico, ajustável por cômodo. Cheia de armários, mas sem divisória alguma.

Bom, havíamos reservado 2 dias de hotel no Comfort Inn. O hotel é fraquinho, mas a localização é perfeita pra quem precisa montar a casa. Ele é colado com um Canadian Tire, Loblaws, Sears, Wal-Mart e Dollarama. Praticamente montamos a casa nesses 2 dias que podíamos dormir no hotel. Tudo bem que já havia comprado dos antigos moradores geladeira, fogão, lavadora, secadora e lava-louças que com exceção desta última têm menos de um ano e meio de uso e estão na garantia.

Renovei o aluguel do carro por mais 2 dias pra terminar de levar as coisas pra casa. Gente, é necessário se controlar pq o custo das coisas eletrônicas é muuuuuito mais barato que no Brasil. Ainda bem que não era o nosso foco inicial... :-)

Tive problemas com o Swift de transferência do Banco do Brasil pro meu banco aqui. No último dia útil antes de vir, escrevi pro meu gerente reclamando que o dinheiro não havia caído na conta canadense, mesmo já tendo saído há mais de uma semana. No Canadá, minha gerente disse que a operação não havia sido efetuada e que devia entrar em contato com meu gerente no Brasil. O gerente brasileiro disse que tudo correu bem e que devia ver com a gerente no Canadá. O dinheiro não era deles mesmo, né?

Enfim, minha gerente canadense, com a cópia da transferência me mostrou o erro do BB. O dígito verificador da conta estava errado e o dinheiro voltou pro Brasil. Aí acionei meu cunhado que tem um bom cargo no Brasil. Só sei que o dinheiro apareceu aqui magicamente um dia depois de ter descoberto o paradeiro do dinheiro. Era 70% do montante que levávamos.

Tive outros problemas no começo, mas esse foi o mais chato.

Letícia já está na escola. Ela entra às 8h e sai às 16h30. Na verdade, o início da aula é às 8h07 e o término às 15h07. Mas como há as atividades na escola ela pode chegar às 7h30 e sair até às 17h30, só depende da hora que vamos buscá-la. A escola é muito boa e premiadíssima no Canadá. Demos sorte até nisso... :-)

No primeiro fim de semana tivemos um aniversário de 2 crianças pra ir (quem manda o papai aqui ser popular). O menu era fantástico, esqueçam as coxinhas e brigadeiros, a molecada comia cenoura, pimentão, salsão, brócolis e couve-flor molhado num molhinho. Pra beber: leite a 3,75% de gordura. Interessantíssimo. Tinha bolo e pipoca, única semelhança com as nossas festinhas...

Aliás, a molecada toma leite acompanhando o almoço tbm, surreal.

Tirei praticamente toda a documentação que precisávamos, acho que só falta a carteira de motorista, mas como a brasileira vale pro 3 meses, não é tão urgente. Compramos um carro aqui com o dinheiro da venda do paliozinho basicão que tínhamos. Nosso novo carro é Hyundai Elantra, no Brasil vale umas 4 vezes mais que o paliozinho.

Agora que pudemos começar a ver o lance de emprego. Não ia dar pra chegar empregado, muuuuuita coisa a ser feita. Tem uma vaga muito boa que estou na boca, aguardando uma resposta até segunda. Tenho uma reunião na segunda sobre outra e vários lugares que o currículo foi disparado. O mercado aqui está bem aquecido, então estou tentando primeiramente fazer algo como o que fazia no Brasil, se não rolar, vai o que vier... :-)

Sábado passado pegamos nossa primeira neve e que deve ter sido a última da temporada. Os dias têm sido não muto frios, variando entre 2 e 16 graus. Só nessedia que nevou que a temperatura tinha caído a -3 de madrugada (estava posistivo enqto nevava). As meninas curtiram de montão.

O povo daqui é super-saudável. Vc não vê gente obesa com facilidade (falo do Québec). Os velhinhos são extremamente ativos, andam de bike, pulam corda, correm. As pessoas são extremamente solícitas e simpáticas, deve ter a ver com o lado latino-francês deles, não é possível...

As pessoas trabalham mesmo com muita idade. É extremamente comum ver velhinhos trabalhando em shoppings, mercados e até fazendo coisas braçais. É bonito ver um envelhecimento digno e com sorriso na boca.

Enfim, já tá grande demais. Quem mandou demorar a dar notícias...